top of page
  • SPOTIFY
  • iTunes
  • YouTube
  • SOUNDCLOUD
  • DEEZER
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
IMG_0856.jpg

Biografia

Matheus Fonseca é o tipo de artista que desafia qualquer definição pronta. Cantautor atípico da nova geração da música brasileira, traz uma perspectiva global e contemporânea. Tem a habilidade rara de transitar entre idiomas e fusões de gêneros musicais. Criador de toda sua obra, Matheus é natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e sua proposta sonora é uma mescla orgânica de MPB com samba, reggae e jazz — é nesse caldeirão de referências que sua música encontra uma voz própria.

Em 2023, ganhou destaque ao conquistar o Prêmio Luiz Melodia de Músicas Afro-Brasileiras, da Fundação Palmares, com “A Raiz”, e, em 2024, levou o Festival Nacional da Canção com a faixa “Rua A (Siricutico)”. Mas sua trajetória é muito mais sobre vivências do que sobre conquistas. Formado em Economia pela UFF, Matheus não começou no palco: sua carreira de cantor e compositor nasceu no meio da estrada. Após um intercâmbio universitário e uma longa peregrinação pelo Caminho de Santiago, ele decidiu seguir sua intuição e se dedicar definitivamente à música.

Mudou-se para a Europa com seu violão e começou a cantar nas ruas do sul da Inglaterra. Seguiu pela Espanha tocando em hotéis e restaurantes de diferentes cidades até chegar a Portugal, onde sua participação no The Voice se tornou um marco, especialmente pela performance ao vivo de uma de suas composições, “Soteropolitana”, que logo se espalhou como um hit nas redes sociais do Brasil e de Portugal.

Trovador por natureza, o artista já morou na Suíça, Equador, Espanha e Estados Unidos. Cada uma dessas vivências se reflete em sua música, criando um mosaico sonoro singular, que dialoga com diferentes culturas e formas de expressão musical. Para Matheus, a música é mais do que um meio de comunicação: é uma ponte que conecta sentimentos e pessoas, sem limites de língua ou fronteiras.

O mais recente capítulo dessa história é o álbum “Latitude Zero (Vol. 1)”, gravado em Quito, literalmente sobre a linha do Equador; um local simbólico que reforça seu vínculo com o equilíbrio e a dualidade entre o local e o global — o pessoal e o coletivo. O disco não só é uma celebração das influências brasileiras que marcaram sua trajetória, mas também um convite a uma viagem sonora que mistura jazz, samba, reggae, afoxé e baião de forma sofisticada e envolvente. Um trabalho de quem sabe exatamente onde está, mas também para onde quer ir.

Matheus Fonseca é um brasileiro do mundo que soma uma proposta interessantíssima a nova geração da música popular brasileira. Compositor de mão cheia, seu som é uma fusão de passado e futuro, de tradição e contemporaneidade. Com a alma aberta e o olhar no horizonte, ele faz da música o seu caminho e da vida a sua maior inspiração.”

"Un nuevo gran talento musical en America Latina"

La Razón, Bolivia

"Matheus ainda vai conquistar o mundo com seu carisma e sua musicalidade"

The Voice Portugal

Redes Sociais

@MatheusFonsecaMusic

loader,gif
bottom of page